Olá!
Já há algum tempo venho usando o sistema de brackets ortodônticos Nu-Edge, da TP Orthodontics. E nesse tempo, eles tornaram-se um referência para mim, em se tratando de brackets metálicos. Obtive bastante informação sobre o produto diretamente no site da TPO (www.tportho.com) ou na TP Brasil (Contato com Mari Antoniasse – 0800 774 3400). A TP Ortho relata algumas características e vantagens dos brackets Nu-Edge, que eu gostaria de comentar. Então, são elas:
- ” A liga CoCr (Cromo-Cobalto) produz uma superfície mais lisa e polida, resultando em menor fricção do que o aço inox”.
Bom, em relação ao material com que o Nu-Edge é confeccionado, sinto-me confortável em concordar com a TP Ortho. Realmente noto um melhor desenvolvimento do tratamento, parece que “flui” mais. Alinhamento e nivelamento mais eficientes, com certeza
- “Os brackets Nu-Edge são confeccionados com uma liga de Cromo-Cobalto, extremamente dura. Esse fato contribui para que as peças tenham uma maior dureza superficial se comparado com outras ligas metálicas. Além disso, a chance de ocorrer o colapso do slot diminui”.
Realmente, nunca tive que trocar um bracket porque ele amassou (colapso do slot).
- “Cromo-Cobalto é isento de Níquel, o que melhora a biocompatilidade dos brackets”.
Em alguns pacientes, o Níquel presente na liga de aço inoxidável dos brackets comuns pode desencadear uma reação alérgica. Na realidade, nenhum paciente meu apresentou este problema, seja com brackets convencionais (aço inox com Níquel) ou com NuEdge (liga CoCr, virtualmente sem Níquel). Portanto, não tenho como avaliar esse benefício, apesar de acreditar nele.
- “Os brackets Nu-Edge são moldados por injeção, o que melhora o acabamento das peças”.
Realmente, acho o acabamento superior aos brackets confeccionados por usinagem comum.
- “Possuem a tecnologia exclusiva Primekote ®”.
De acordo com a fábrica, essa tecnologia incrementa a força de adesão da peça, devido à aplicação de um “pré-adesivo”. De forma geral, tenho poucos problemas referentes à adesão de brackets. Na minha opinião, essa tecnologia é melhor percebida no tubos colados, que sofrem maior pressão mastigatória e, consequentemente, têm maiores chances de se soltarem. Neste caso, posso dizer que atecnologia Primekote é um diferencial.
Além disso, destaco a presença, em algumas prescrições, do slot vertical. Este slot adicional é muito útil para inserir acessórios como molas de verticalização ou correção da angulação mésio-distal. Os brackets vêm organizados em uma pequena caixa, separados em arcada superior e inferior. Existem em diversas prescrições (Roth, MBT…) e estão disponíveis também na versão Mini (design menor para os dentes anteriores do maxilar).
Pessoalmente, gosto muito dessse aparelho. Adaptei-me muito bem a ele, e tenho obtido excelentes resultados, de forma que, em se tratando de brackets Twin, é a primeira opção que ofereço aos meus pacientes. Então, este é meu pequeno review sobre o Nu-Edge, da TP Orthodontics. Comentários são sempre bem vindos!!!! Um grande abraço a todos
Dr Willian Jasse